quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Erva de são Roberto



Nome cientifico - erva de São Roberto.
Outros nomes – Também conhecida por erva-roberta, Bico de grou, Robertino e Passara.
Origem – Nativa da Europa e Ásia.
Habitat – Dá-se em quase todo o tipo de terrenos, beiras de muros, buracos de paredes, bosques e terrenos abandonados e floresce durante grande parte do ano.
Descrição – Trata-se de uma planta anual ou bienal da família dos geraniáceos, mede entre 10 a 30cm, tem cheiro e sabor amargo, caule fino e de cor vermelha. As folhas triangulares, palmadas de cor verde, vão-se tornando vermelhas com o sol, numerosas flores de cor rosa ou lilás de cinco pétalas, estigma de cor púrpura na extremidade, frutos em forma de bico ou agulha.
Propriedades – Anticéptico, anti-inflamatório, aftas, antibacteriana, antidiarreica, útil no tratamento de hemorróidas, úlceras de estômago e intestinos, síndrome de cólon irritável e menstruação abundante.
Partes utilizadas -No chá pode utilizar a parte aérea seca ou fresca, o caule, a raiz e as folhas.
Contra-indicações-Em doses elevadas é muito tóxica podendo causar a morte (cuidado) é abortiva, o uso interno deve ser orientado por profissionais, pode causar: náuseas, vómitos, depressão, no sistema nervoso, problemas cardíacos, respiratórios e até dores de cabeça.
Atenção tomem chás mas não abusem.
.

2 comentários:

  1. Este chá s. Roberto é muito bom eu já tomei e tenho me dado bem , recomendo .

    ResponderEliminar
  2. quem estiver amamentando pode tomar o chá são roberto

    ResponderEliminar