quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Hortelã




Nome científico – Mentha s.p.
Nome comum - Hortelã
Outros nomes – Hortelã Branca, Hortelã de folha Miúda.
Origem -Erva utilizada desde a antiguidade, com sua origem confundida com os mitos. Usada pelos egípcios, hebreus, gregos, medievais, romanos e americanos, durante o século IX foram introduzidas na Europa muitas variedades. Ela aparece em todas as listas de ervas que chegaram até nós. Na bíblia aparece como dízimo. Os árabes regavam as mesas de banquete com menta antes das festas e limpavam o chão com a erva para estimular o apetite dos convidados
Características -Planta herbácea, perene, de 15 cm a 1 metro de altura, folha ovais aromáticas, verdes e geralmente rugosas, flores pequenas, de cor malva ou violeta. Algumas espécies possuem caules púrpura e folhas rubescentes. Gostam de 1/2 sombra e solos húmidos e férteis. Floresce no verão. Companheira da camomila e urtiga.
Partes utilizadas - Folhas e extremidades floridas.
Benefícios -Todas as hortelãs encerram em suas folhas vitaminas A B e C. minerais (cálcio, fósforo, ferro e potássio); exercem acção tónica e estimulante sobre o aparelho digestivo, além de propriedades anticépticas e ligeiramente anestésicas. Para picadas de insectos em crianças, colocar rapidamente muitas folhas amassadas em cima. Bom para dores de cabeça e juntas doloridas. Para dores abdominais, tomar um copo de leite aquecido com algumas folhas de hortelã. Ligeiramente vermífugo (lombriga e óxidos), calmante, é também um bom chá para gripes e resfriados. Combate cólicas e gases, aumenta produção e circulação da bílis. Favorece expulsão dos catarros e impede a formação de mais muco. Infusão indicada para gripes e resfriados.
Contra – indicações: Não deve ser consumida em grande quantidade por crianças e lactantes, pois pode causar apeia e asfixia. As mentas não devem ser consumidas em grandes quantidades por longos períodos de tempo, pois a polígona contida na planta exerce acção paralisante sobre o bolbo raquidiano. Pode causar insónia se tomado antes de deitar.


Sem comentários:

Enviar um comentário