quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Hipericão



Hipericão
NOME comum: Hipericão-do-Gerês
Nome científico: Hypericum androsaemum)

Outros Nomes: androsemo, mijadeira, erva-da-senra ou erva-do-gerês
Família; das: Hipericáceas
Origem: Europa Ocidental e Norte de África. No nosso país é espontânea em locais húmidos e sombrios e margens dos rios do Minho, Beiras e Estremadura.

Descrição: É um arbusto, com caules erectos e folhas simples, produzindo uma toiça com rebentos folhosos, de crescimento abundante. Pode atingir facilmente 1 metro de altura e 60-80 cm de diâmetro. Floresce entre Junho e Setembro e apresenta inúmeras flores amarelas, que evoluem em frutos que podem apresentar várias cores distintas ao longo do processo de maturação. As sementes estão prontas a colher em Setembro.
efeitos secundários conhecidos. A infusão pode ser tomada 2 a 3 vezes por dia.

Indicações:Depois de esmagadas, as folhas libertam um cheiro forte e característico. Utiliza-se toda a parte aérea em infusão. Muito usado em doenças do fígado, cólicas e cistites. É um excelente diurético. Também pode ser utilizado externamente em queimaduras e contusões. Não tem contra-indicações nem efeitos secundários conhecidos. A infusão pode ser tomada 2 a 3 vezes por dia.


Contra indicações, durante o tratamento não se deve expor às radiações solares, o hipericão torna a pele sensível às radiações, (fotossensibilização), e mais sensível às queimaduras solares, também não se deve fazer um tratamento muito prolongado, deve-se interromper por uns dias, para depois recomeçar.

Muito colectada na região do Gerês, infelizmente tem vindo a desaparecer, fruto desta apanha intensiva e desregrada. Poderá mesmo vir a correr risco de conservação se o ritmo da apanha continuar, sem qualquer tipo de preocupação pelas populações silvestres, apesar de existirem regras estabelecidas pelo Parque Nacional, que determinam quantidades máximas por colector e outras regras que visam a manutenção das populações espontâneos.

Sem comentários:

Enviar um comentário