quinta-feira, 10 de setembro de 2009

cavalinha


Cavalinha-dos-campos




nomes populares:

: Rabo de cavalo, cauda de cavalo, erva carnuda, equisseto. Nome Científico: Equisetum arvense L. / Família Equissetáceas


Origem: Remanescente de plantas pré-históricas, único sobrevivente de um género fóssil que existiu antes do aparecimento do homem, há milhões de anos, a cavalinha pertence ao grande grupo das Criptógamas vasculares. A erva é remanescente desse período, quando cavalinhas gigantes se proliferavam à beira dos lugares húmidos, como uma espécie de bambu mais aquático
CaracterísticasCaules ocos de até 30 cm de altura, parece um bambu sem folhas e fino. Os caules podem ser de dois tipos: -estéril: mais alto, de cor esverdeada, pequenas folhas em forma de agulhas emendadas ; essa parte produz alimentos para si mesma, realizando a fotossíntese.-fértil: aparecem na primavera, são mais curtos, de cor branco amarelada na base e vermelho escuro na ponta, com tufos de esporos bissexuados. A cavalinha possui grandes quantidades de ácido sílico, flavonóides, sais de potássio, ferro e magnésio, além de tanino e outras substâncias.Prefere solos pantanosos ou campos húmidos.



Benefícios: É uma erva adstringente, curativa que age principalmente no sistema genito-urinário e controla hemorragia interna e externa. O caule da cavalinha constitui um dos componentes principais das tisanas diuréticas, tendo ao mesmo tempo como efeito reduzir a transpiração excessiva. Tem igualmente uma acção anti-inflamatória (usava-se antigamente uma decocção de 5 g de caules secos por dia contra as afecções pulmonares e mesmo a tuberculose). Simples ou em mistura, a cavalinha exerce uma acção eficaz contra a arteriosclerose e como hemostático quer interno quer externo (hemorragias nasais, por exemplo). É também adicionado aos gargarejos contra as laringites, às compressas e lavagens de feridas que cicatrizam dificilmente, de erupções cutâneas, de úlceras. As outras espécies de cavalinha, excepto Equisetum emace, não são colhidas para uso medicinal. Importante auxiliar na cura de anemias, pois enriquece o sangue, ajudando a formar glóbulos vermelhos.

Partes usadas Flores e folha


Contra-Indicação: O uso desta planta não é indicado para pessoas com disfunção cardíaca ou renal.

1 comentário:

  1. Adorei o site,informações importantes para nosso conhecimento.Minha sobrinha tem 7 anos e tem reflux e gastrite,será q podemos dar o chá desta erva cavalinha para ela ???

    ResponderEliminar